Quinta-Feira, 09 de Julho de 2020

Candidato a vice-prefeito e mais 15 pessoas são presas por crimes eleitorais em Mato Grosso




COMPARTILHE

O candidato a vice-prefeito de Planalto da Serra (256 km ao sul de Cuiabá), Jhean Carlos de Oliveira (PP), foi preso neste domingo (28) pelo crime eleitoral de boca de urna. No município de 2,6 mil habitantes, além de votar para presidente, os eleitores também escolhem o novo prefeito em eleição suplementar.

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o progressista estava com santinhos no momento da votação. Após prestar depoimento na delegacida, ele assinou um termo circustanciado e foi liberado. No boletim eleitoral, o TRE apontou também a prisão de outras 15 pessoas em todo o Estado por infrações e a fuga de uma mulher. Dentre as detenções, 7 são referentes a eleitores flagrados fazendo imagens da urna no momento do voto.

Outras 6 prisões ocorreram por desobediência à Lei Seca. Em Mato Grosso, foram decretadas portarias de proibição a venda e consumo de bebidas alcoólicas em 11 cidades. Pelo crime de boca de urna, 6 ocorrências foram registradas pelo TRE. No município de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), uma mulher conseguiu fugir da Polícia Militar.

Conforme o juiz Lídio Modesto da Silva Filho, que coordenada o Gabinete de Gestão Integrada das Eleições, em Cuiabá houve uma prisão por fotografar o momento do voto e outra de um eleitor que vendia camisa de um dos candidatos nas proximidades de um colégio eleitoral.

Ao todo, 56 urnas tiveram problemas e foram substituídas pelas máquinas de contingência, segundo o juiz eleitoral. Também foram registradas ocorrências informando a falta de energia em 11 cidades mato-grossenses. "Na maioria delas, a eletrecidade foi restabelecida. No entanto, a falta de energia não interferiu no funcionamento das urnas, que funcionam à bateria", garantiu Modesto. 

Conforme o magistrado, o 2° turno das eleições ocorreu de de forma tranquila, principalmente em relação ao 1° turno. "Tivemos mais dificuldade no 1° turno. Eram 6 vagas em disputa e consequentemente foi mais tumultuado, por parte do eleitor. Hoje está sendo tudo normal, estamos sem reclamação do sistema biométrico", apontou. 


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias