Sábado, 28 de Novembro de 2020

Alunos da Escola Deuzuita de Redenção são destaque da Amostra Cientifica em Marabá




COMPARTILHE

Os quatro projetos apresentados por alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Deuzuita de Queiroz, da cidade de Redenção, foram premiados na Feira de Tecnologia e Ciência, promovido pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-Unifesspa, na cidade de Marabá.

A Amostra Cientifica apresentou projetos de dos 15 municípios da região do sul do Pará, nas modalidades do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico e Ensino Superior. Tendo como orientador o professor Aerton Francisco de Lima, o projeto, Microscópio Acessível de Alta Projeção, desenvolvidos pelos alunos Samuel Felipe Lopes Alves, Guilherme Silva Cerpa, ganhou o primeiro lugar. O projeto desenvolvido na área de Ciências e suas tecnologias, especialmente na parte da citologia, mostrou a importância de associar a teoria e a prática e a importância da utilização do microscópio nas atividades pedagógicas. 

Entretanto, o custo elevado inviabiliza o acesso de tal instrumento, dessa forma esse projeto objetiva apresentar uma alternativa viável de produção e utilização de microscópio acessível de alta resolução nas unidades escolares.

Tendo como orientador o professor Aerton Francisco o projeto, Aquecedor de Água Alternativo, desenvolvido pelos alunos Carlos Eduardo da Silva Guimarães e Valentino Coelho, foi outro premiado com o 1º lugar. O projeto mostrou que as fontes de energia sustentável têm configurado como alternativas em um momento social que instiga a atenção com meio ambiente.

Dessa forma, esse projeto pretende apresentar um modelo de aquecedor de água a partir de garrafas Pets e caixas de leite, através de pesquisa bibliográfica e realização de experimentos testando o modelo proposto tendo como base os estudos sobre densidade, efeito estufa e transmissão de calor por convecção.

Na área da Lingüística, o projeto Dicionário de Gíria e Expressões Populares Entre os Alunos da Escola Deuzuíta, apresentado pelos alunos Lívia de Araujo de Oliveira e Andressa Desengrini Mayer, obteve a primeira colocação.

Orientado pelo professor Valderes França Nunes Alves, o projeto mostrou que as gírias constituem-se códigos linguísticos comuns ao vocabulário dos jovens. Entretanto, seu registro e significado são desconhecidos por uma parte considerável da sociedade. O trabalho pretende apresentar as gírias mais comuns ao universo juvenil e organizá-las em um dicionário produzido pelas discentes. Para tanto se utilizou uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Finalizamos organizando e formatando os dados em um dicionário linguístico.  O projeto: CICLO GERADOR DE ENERGIA (POWER, BIKE), desenvolvido pelos alunos Augusto Soares Nunes da Silva e Higor Rozette Vicente Guimarães, obteve o segundo lugar.

O projeto partiu da dificuldade dos adeptos do ciclismo em conciliar a prática esportiva e a utilização de aparelho celular, sem que mesmo descarregue durante a prática esportiva. Orientados pelo professor André Leozir Siqueira, os alunos desenvolveram o projeto onde o ciclista ao mesmo tempo que pelada a bicicleta gera energia para carregar o aparelho celular e assim escutar música ao andar de bicicleta, sem a preocupação do aparelho descarregar.

Para o diretor Sergio Ricardo de Azevedo, Frei Ricardo, a conquista dos alunos representa o início de uma vida de conquista da escola e dos alunos. ’Hoje é dia de comemorar a grande conquista os alunos que conquistaram os primeiros e e o segundo lugar na Amostra Cientifica da Unisfesspa, esse prêmio e o início da preparação para uma carreira brilhantes dos nossos alunos. O prêmio é o resultado do trabalho de todos aqueles que compõem a equipe da Escola Deuzuita de Queiroz’ comemora Frei Ricardo.


Autor: Redao AMZ Noticias


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias