Terca-Feira, 20 de Outubro de 2020

Polícia Civil do Pará promove seminário sobre povos indígenas em situação de vulnerabilidade




COMPARTILHE

A Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis, vai promover, nesta terça-feira (30), o seminário denominado “Povos Indígenas em Movimentos Migratórios no Pará. Um Enfoque na Segurança Pública”. A programação será realizada no auditório da Delegacia-Geral, em Belém. O público-alvo são os policiais civis.

Coordenado pela delegada Priscila Morgado Sanches Pinho, diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis, o seminário vai contar com as parcerias da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Segundo a delegada, o seminário visa promover a qualificação e aperfeiçoamento de policiais civis do Pará, para prestar um atendimento diferenciado aos povos indígenas em movimento migratório no Estado. A delegada ressalta que os povos indígenas estão em situação de vulnerabilidade, uma vez que há uma redução nas suas capacidades de resistir e enfrentar violências, explorações, abusos e violação de seus direitos.

"Devido à sua cultura diferenciada, na situação peculiar em que vivem, eles (os povos indígenas) são obrigados a migrar de sua região de origem e viver no contexto urbano", ressalta.

A delegada explica que a falta de conhecimento dos policiais, de um modo geral, sobre a cultura dos povos indígenas, além das barreiras linguísticas e cultural, prejudicam a atuação. "É importante que todos os policiais de todas as unidades do Estado estejam aptos a atuarem corretamente nas investigações de crimes cometidos por indivíduos destes povos ou sofridos por eles, para que assim possam identificar autores ou vítimas", ressalta a policial civil.


Autor: AMZ Noticias com Walrimar Santos


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias