Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020

Governo do Tocantins reforça ações de segurança e assistência aos romeiros do Senhor do Bonfim




COMPARTILHE

O Governo do Tocantins realiza ações para propiciar segurança e assistência aos fiéis durante as comemorações do Senhor do Bonfim, que ocorrem no Povoado do Bonfim, a 24 km de Natividade, no sudeste do Estado.

A programação teve início na ultima terça-feira, 6, e prossegue até dia 17 de agosto. Neste período, centenas de pessoas saem em romaria e percorrem longas distâncias até chegar ao santuário, local onde são celebradas as missas e feitas as orações.

Desenvolvimento Social - A Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) oferece suporte para descanso, cuidados com a saúde, água e alimentação aos romeiros da festa de Nosso Senhor do Bonfim. Na barraca de apoio instalada, os romeiros são recepcionados por uma equipe multifuncional, que  também esclarece as ações e serviços da Setas, tanto na área da inclusão produtiva urbana e rural, qualificações e capacitações, como os demais projetos e programas, como Lixo e Cidadania e Bolsa Família.

Segurança - A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) conta com espaços e efetivos da Polícia Civil (delegado, escrivão e agente de polícia) com atuação diuturnamente durante todos os dias de festividades religiosas no Povoado do Bonfim.

Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) possui 12 bombeiros atuando de forma preventiva e, caso haja necessidade de intervenção, os profissionais estão prontos para operações de resgate e combate a incêndios. Conforme a Polícia Militar (PM), cerca de 150 policiais foram mobilizados exclusivamente para reforçar o policiamento no povoado do Bonfim (Natividade, Tabocão e Araguacema), além do efetivo ordinário que também é empregado.

As equipes especializadas do BPChoque (Giro, GOC e Rotam), do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) também estão empregadas na operação. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realiza patrulhamento aéreo com helicóptero na cidade de Natividade, no povoado do Bonfim e na via dos romeiros, onde a concentração de romeiros é a maior.

Além do policiamento a pé e motorizado, há ainda o posto fixo de atendimento, as bases móveis e um micro-ônibus com a central de videomonitoramento. Uma inovação no policiamento este ano é a modalidade de ciclopatrulhas, policiamento em bicicletas, que facilita a locomoção dos militares e ainda aproxima-os da comunidade.

Turismo - De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, os festejos e as romarias do Senhor do Bonfim são de fundamental importância para se preservar as tradições culturais e religiosas do estado, além de atrair turistas que ajudam a movimentar a economia dos municípios. “O Governo do Estado é um grande apoiador desses eventos por entender que essas manifestações ajudam a manter viva a identidade cultural e religiosa do nosso povo, além de fomentar o turismo, gerando mais empregos e renda”, ressalta.

Cultura e religiosidade popular - O Senhor do Bonfim é o "santo" que povoa o catolicismo popular, as manifestações religiosas, a igreja cristã, a cultura popular e é fortemente venerado em várias partes do país. A história da devoção ao Senhor do Bonfim – ou Cristo Crucificado, como ficou conhecido por muitos – começou em Setúbal, a 32 km de Lisboa, Portugal, em 1669.

No Brasil, a devoção ao santo nasce no século XVIII, em 1745. No Tocantins, a devoção ao santo ocorre há mais de dois séculos. Além do povoado do Bonfim, em Natividade, as comemorações ocorrem também nos municípios de Araguacema, Silvanópolis e Tabocão.


Autor: AMZ Noticias com Jesuino Santana


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias