Segunda-Feira, 27 de Setembro de 2021

Tocantins confirma mais de 400 casos de dengue e combate ao Aedes não pode ser esquecido




COMPARTILHE

Mesmo com a pandemia do coronavírus assustado o mundo todo, não dá para esquecer os antigos inimigos como a dengue. Só nesse ano o Tocantins teve mais de 400 casos confirmados da doença transmitida pelo Aedes aegypti. Como o estado ainda passa está no período chuvoso, todo cuidado é pouco para não deixar água parada nos quintais.

Só que não foi bem essa a situação encontrada na rua da unidade de saúde do Setor Santa Bárbara, na região sul de Palmas, nesta semana. No local tem muito mato algo, entulhos e garrafas pet jogadas.

Por outro lado, para quem está cumprindo as medidas orientadas pelas autoridades de saúde e cumprindo o isolamento domiciliar o tempo pode ser gasto cuidando do próprio quintal.

A assistente social Sandra Rodrigues, por exemplo, mora com os dois filhos e o pai idoso. É pensando neles que ela mantém tudo limpinho. “O conselho que eu deixo. Vamos aproveitar que estamos com os filhos em casa e vamos dar uma limpada no quinta. Já é uma atividade em família porque é para o nosso bem estar”, disse Sandra Rodrigues.

O biólogo Marcos Timóteo também reforça que isolamento não é desculpa para descuido com a dengue. É justamente o contrário: “Pode ser uma boa oportunidade para você se colocar com um vigia do seu espaço. Até sugiro que não só o seu quintal, mas também as áreas ao redor. Claro que você não vai para uma aglomeração, mas às vezes tem um lote baldio ao lado da sua casa que pode estar alojado o mosquito”, orientou.

A orientação para combater a dengue é bem conhecida: evitar água parada. “É importante você tomar tanto aquelas medidas de prevenção coletivas: eliminar os criadouros, evitar acumular água em recipientes que não vai ter uma utilidade; Como também as medidas de proteção individual: uso de repelente, de roupas compridas. Como as pessoas vão ficar muito tempo dentro de casa, esse é o ambiente em que o Aedes aegypti costuma também se abrigar.”

Sobre o matagal na rua da unidade de saúde, a Prefeitura de Palmas informou que a roçagem no setor Santa Bárbara está prevista para ser feita entre os dias 23 e 27 deste mês. Afirmou ainda que o município realiza serviços de limpeza diariamente na capital. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias