Terca-Feira, 07 de Julho de 2020

Heróis de branco - Um tributo os profissionais da saúde que cuidam de nossas vidas




COMPARTILHE

Eles sempre existiram, sempre fizeram parte de nossas vidas, sempre cuidaram de nossa saúde. Eles acompanham o eclodir da vida intrauterina, assistem o nascimento e acompanham o crescimento de nossos filhos. Eles zelam dos jovens e proporcionam uma velhice mais saudável aos nossos pais e avós. 

Eles trabalham de domingo a domingo, se revezam nos plantões, socorrem acidentados, resgatam doentes e feridos nas ruas ou em casa. Estão sempre presente. Via de regra, são lembrados em momentos de apuro. 

Eles são a esperança de sobrevida, de cura de nossas feridas, de prolongamento da própria. São heróis anônimos. As vezes são incompreendidos, até quando a grafia revela o cansaço de noites mal dormidas. 

Eles enfrentam críticas, muitas vezes excessivas ou injustas. Ainda assim, estão lá a fazer de uma profissão nobre um sacerdócio de fé e de amor ao próximo. Foi preciso uma pandemia de consequencias imprevisiveis para que muitos de nós descobrissemos a grande desses profissionais. Eles estão na linha frente e correm os mesmos riscos que a população. A diferença é que eles se expoem ao perigo para nos livrar do pior.   

Claro!, você já deve ter percebido que estamos falando de médicos e de medicas; de enfermeiros e de enfermeiras; de fisioterapeutas; de maqueiros; de socorristas, de intensivistas e de motoristas do Samu; do pessoal que higieniza clinicas e hospitais. Enfim, de todos que formam as equipes de saúde, seja em hospital público ou privado. 

Concluo esse texto com uma mensagem da médica Denise Lima, uma profissional excepcionalmente humana. Por favor, quando forem se referir aos médicos que estão na linha de frente mudem a palavra médicos pela palavra “equipe da saúde” 

Lá dentro tem muito mais gente na linha de frente e até mesmo na retaguarda imediata se arriscando por uma missão! Nós lá dentro não somos melhores que ninguém... Só temos uma missão na sociedade e vamos cumpri-la! 

Sem nenhuma autopromoção, sem confetes. Somos médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, psicóloga... Somos da equipe de higienização, somos os caras da manutenção quebrando parede de máscara, colados numa área de risco, pra criar um fluxo de entrada e saída melhores na UTI “criada” só pra COVID.

Somos uma galera que tá fora dando apoio pra nossa aérea isolada, pessoal da nutrição que além de mandar a comida ainda manda bilhete carinhoso dizendo pro paciente que vai ficar tudo bem e pra equipe aguentar firme que Deus está no comando!!! 

Somos os gestores de hospitais, da Secretaria de Saúde, da vigilância epidemiológica que estão sem dormir pensando e planejando as ações!  Somos muitos!!! E você? O que tá sendo??? Vem ser importante junto conosco!!! Pensa em algo pra ajudar. Com certeza vamos precisar! Vamos que vamos que a guerra tá começando!!!


Autor: Edesio Adorno com A Bronca Popular


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias