Domingo, 31 de Maio de 2020

Dr Eugenio enaltece a importância de 21 de abril, dia de Tiradentes e das Policias Civil e Militar




COMPARTILHE

Neste dia 21 de abril, comemoramos uma das mais importantes datas de nosso Brasil, para alguns historiadores o dia 21 de abril é a maior data nacional, pois homenageia a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista).

Neste mesmo dia, também comemoramos o dia das Policias Civil e Militar, a data é uma homenagem que também tem a ver com Tiradentes, que era além de dentista, alferes da 6ª Companhia de Dragões das Minas Gerais do Brasil Colônia, esta graduação militar seria o mesmo que Segundo Tenente nos dias atuais.

O deputado estadual Dr. Eugenio Paiva (PSB), mineiro de nascimento enalteceu a data, primeiro é porque nesta data, comemoramos a morte de Tiradentes, este grande herói brasileiro que lutou pela independência do domínio dos portugueses. “Tiradentes foi sem duvida, um dos maiores ativistas políticos brasileiros, ele pagou com a vida pela insurreição conhecida como Inconfidência Mineira” disse o deputado.

Dr. Eugenio lembrou que o levante, surgiu devido aos abusos do Governo de Portugal, que aumentava os impostos e nada fazia pela população local, estes fatos atingiram expressivamente todas as classes sociais de Minas Gerais.

De acordo com a historia, nesta crise de descontentamento, proprietários rurais, comerciantes, intelectuais, clérigos e militares, se uniram e começaram a se reunir para conspirar para criação de um novo pais, baseado numa junção do que eram a França e os Estados Unidos, o lema seria a expressão latina "Libertas Quæ Sera Tamen" que significa "Liberdade Ainda que Tardia".

A conspiração foi desmantelada em 1789, o movimento foi traído por Joaquim Silvério dos Reis, que fez a denúncia para obter perdão de suas dívidas com a Coroa Portuguesa, apesar de ser o mais humilde entre todos os membros do movimento, Tiradentes foi quem assumiu as maiores responsabilidades. E assim, na manhã do dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi executado e esquartejado, sua morte fez com o que o povo brasileiro se unisse, e anos mais tarde conquistasse a independência do Brasil.

O deputado também fez questão de lembrar que 21 de abril é o Dia das Policias Civis e Militares, a data foi instituída de acordo com o Decreto-Lei Nº 9.208, de 29 de abril de 1946, e a criação da data neste dia é também uma homenagem à figura de Tiradentes que é o patrono das polícias brasileiras (Civil e Militar).

Dr. Eugenio reforçou que graças às ações das Policias Civil e Militar de Mato Grosso, muitos problemas são resolvidos, quando vemos as forças policiais o que nos vem de imediato a cabeça é aquele proverbio “Será que vão prender alguém”, mas se formos levantar dados, vemos que as forças de segurança realizam inúmeros outros serviços, além do papel constitucional de garantir a segurança da população e a manutenção da ordem pública.

O parlamentar lembrou que entre as inúmeras ações que muitos policiais realizam diariamente, estão, desde salvar vidas de crianças e idosos até ações sociais, “Em cidades distantes, certos policiais realizam papel de enfermeiros e psicólogos, além de estarem envolvidos com vários outros setores como a educação de jovens e adolescentes, então quero agradecer muito o trabalho que as Policias Civil e Militar de Mato Grosso, fazem especialmente na região Araguaia, onde grande parte das unidades carece de infraestrutura e as vezes de material humano”.

Por fim, o deputado Dr. Eugenio disse que neste momento de crise politica em que o Brasil esta vivendo, “Peçamos que DEUS abençoe nossos lideres, para que tenham o pensamento democrático nacionalista e de liberdade de Tiradentes, e que ajam com responsabilidade e firmeza como nossas Policias Civil e Militar”.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias