Segunda-Feira, 25 de Maio de 2020

Número de pacientes com covid-19 nas UTIs de Mato Grosso dobra em uma semana




COMPARTILHE

A frente fria que chegou a Mato Grosso essa semana já impacta no número de pacientes com covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desde a segunda-feira (4) o número de contaminados por coronavírus tem elevação de cerca de 5% ao dia, e a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dobrou, conforme explicou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, na manhã da ultima sexta-feira (8).

“Com a chegada do frio era esperado um aumento dos casos de síndrome respiratória. Já começamos a registrar esse aumento nos últimos dois boletins”, pontuou o gestor.

Atualmente, Mato Grosso tem 77 pacientes de SRGA internados. Destes, 38 estão em UTI. Dos 77, 35 estão com covid-19 e 26 deles em UTI. O número dobrou em relação ao início da semana, quando apenas 13 leitos estavam ocupados. “Acreditamos que esse número vai crescer com o frio e a flexibilização social”, afirma.

Os números devem ser ainda maiores a partir da semana que vem. A elevação dos casos tem sido registrada em todo o país e algumas cidades já adeririam ao lockdown, com fechamento de todos os estabelecimentos e proibição da circulação de pessoas. Figueiredo não descarta que a medida seja adotada no estado, contudo ainda não há nenhuma ação concreta para que o sistema s efetive.

“Isso é preocupante, o cenário indica que os casos vão aumentar e esperamos que aumente de forma branda para nossa capacidade de atendimento possa suprir essa demanda. Estamos buscando alternativas para que possamos oferecer UTI para todos aos pacientes que precisarem”, destacou.

Mato Grosso tem 99 leitos de UTI direcionados para pacientes de covid-19, sendo que 13 delas estão ocupadas, representando 12% do total. Os outros 13 infectados estão em leitos privados. Uma das medidas para desafogar a demanda por UTI para pacientes com o novo coronavírus eram os 200 novos leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, que tinham previsão inicial de entrega em abril e, desde então, vem sendo adiada.

Números de Mato Grosso - O último boletim epidemiológico apontou 1,1 mil casos de SRAG e 420 confirmados para covid-19. Do total de infectados pelo coronavírus, 37 estão hospitalizados e 26 em UTI. Já foram contabilizadas 14 mortes pela doença.


Autor: AMZ Noticias com Gazeta Digital


Comentários
O Norte Araguaia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Norte Araguaia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias