Sindicato Rural de Vila Rica promove leilão e evento sobre combate a brucelose, sanidade vegetal e segurança no campo

Prestes a completar 40 anos de fundação, o Sindicato Rural de Vila Rica se consolida a cada dia que passa, como uma das principais instituições do setor no estado de Mato Grosso, com ações que reforçam o trabalho da entidade juntamente com vários parceiros do setor produtivo e garantindo que o bom trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) cheguem as mais distantes propriedades rurais de Mato Grosso.
No último sábado, dia 18 de novembro, a entidade realizou um mega evento para debater sobre vários assuntos ligados ao setor além de um produtivo leilão de animais bovinos. O ato ocorreu no Parque de Exposições do Sindicato Rural, e contou com a presença de dezenas de produtores rurais, que puderam se atualizar sobre importantes temas através de palestras ministradas aos presentes.
Inicialmente o médico veterinário e instrutor do Senar, Karily Gouveia e a médica veterinária Erika Albuquerque do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso - INDEA-MT, ministraram uma palestra reforçando a importância da vacinação contra a brucelose no município, vale lembrar que Vila Rica possui hoje um dos 10 maiores rebanhos bovinos de Mato Grosso, ficando entre os 30 maiores do Brasil. No ano de 2024, Vila Rica estará celebrando 50 anos dos inícios das atividades da pecuária no município, que hoje conta com mais de 600 mil cabeças.
Em seguida, a primeira palestra sobre brucelose, os presentes puderam ouvir uma palestra com técnicos do Indea e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), sobre sanidade vegetal e uso correto de defensivos agrícolas. O engenheiro agrônomo Carlos Eduardo Lemos, fiscal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso - INDEA-MT comandou a palestra, e explicou a importância dos produtores rurais aplicarem ações corretivas para diminuir o risco de entrada e disseminação de pragas exóticas, capazes de provocar danos econômicos, especialmente nas culturas de importância econômica e social para o estado de Mato Grosso.
Carlos Eduardo Lemos também fez explanações sobre o uso correto dos defensivos agrícolas na lavoura, com dados para armazenamento correto de agrotóxicos, bem como devolução de embalagens vazias dos defensivos. Vale ressaltar que o Sindicato Rural de Vila Rica, também atende o município mãe de Santa Terezinha, de onde se originou a cidade de Vila Rica, e que acordo com dados oficiais, os dois municípios juntos possuem uma área de cerca de um (01) milhão de hectares propícios ao plantio de soja, arroz, algodão e milho.
A terceira palestra realizada no evento do Sindicato Rural foi feita pela Polícia Militar, através do comandante da Força Tática do 10º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso, Capitão Weverton Lacerda, que explanou a importância da segurança no campo através do patrulhamento rural. O Capitão Lacerda lembrou que devido aos altos investimentos, o setor rural tem se tornando alvo de quadrilhas especializadas, algumas inclusive têm migrado suas ações para o roubo de defensivos agrícolas e também de máquinas, pelo alto valor.
Depois das palestras, os presentes participaram de um almoço de confraternização na parte da tarde de um leilão promovido pelo Sindicato Rural em parceria com a Estância Bahia e o Canal Terra Viva onde foram comercializados de forma virtual mais de 2 mil cabeças de gado. De acordo com a organização do Leilão o preço dos animais comercializados no evento esteve acima da média realizada na região Norte Araguaia.
Para o produtor rural e presidente Sindicato Rural de Vila Rica, Luiz Gustavo Bernacchi, “O trabalho da instituição vem sendo construído ao longo dos anos, e cada dia que passa vamos consolidando cada vez mais nossas ações” e finalizou dizendo “Assim vamos nos ajustando, mantendo as coisas que estão certas, e consertando aquelas que às vezes não estão dando certo, e dessa forma vamos produzindo e gerando emprego e renda para nosso estado”.
Vale lembrar que o Sindicato Rural de Vila Rica, também está tendo um papel de suma importância em duas situações voltadas para a defesa do setor produtivo de Mato Grosso, a primeira delas é referente a possível criação de uma terra indígena na região do Norte Araguaia, e a outra questão é vir mantendo o debate voltado para a questão das áreas úmidas que atinge hoje 17 municípios da região Araguaia.
COMENTÁRIOS