Seja bem vindo
Norte Araguaia,29/04/2024

  • A +
  • A -

Operação Confresa/Canguçu completa 01 ano com 18 mortos em 38 dias de caçada a criminosos

Fonte: Leandro Kervalt com Top FM
Operação Confresa/Canguçu completa 01 ano com 18 mortos em 38 dias de caçada a criminosos Arquivo AMZ
Publicidade

Há exatamente um 1 ano atrás, se iniciava uma das maiores caçadas a um grupo de criminosos que o Brasil já presenciou, além do trabalho de integração entre polícias e estados. A Operação “Canguçu” mostrou como a efetividade policial é determinante para frear a criminalidade.

Tudo começou na tarde de 9 de abril de 2023, domingo de Pascoa, quando um grupo criminoso invadiu a cidade de Confresa, com o intuito de roubar uma transportadora da valores. Os bandidos em sua maioria eram pertencentes ao Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa que comanda o tráfico no estado de São Paulo.

Fortemente armados, o grupo fechou rodovias ateou fogo em veículo e causou o caos, gerando pânico na população. Uma pessoa acabou baleada por bala perdida e mais de 10 mil disparos foram efetuados pela cidade, demonstrado o alto poder de fogo que carregava a quadrilha. Audaciosos, os criminosos chegaram a invadir a 27ª CIA de Polícia Militar de Confresa, onde trocaram tiros com os Militares e fugiram, após atear fogo em um veículo.

Após duas horas de tentativas de chegarem ao cofre da transportadora de valores e inúmeras explosões, os marginais desistiram e iniciaram o plano de fuga, deixando para trás explosivos e munições. Já nos primeiros kms da BR-158, o grupo percebeu que não seria tão simples fugir da polícia do Norte Araguaia mato-grossense.

O segundo confronto ocorreu com uma equipe da Força Tática Xingu que já se posicionava a espera da quadrilha. Pelo menos 4 dos 6 veículos usados na ação eram blindados, demonstrando uma certa vantagem ao grupo criminoso, mas que não foi determinante para que os policiais freassem temporariamente ou atrasassem a fuga dos bandidos.

Pouco tempo depois um novo confronto com policiais militares, desta vez na rodovia estadual MT-413 em Santa Terezinha. Já prevendo que as coisas ficariam “feia”, os integrantes optaram por fugirem em embarcações, navegando pelo rio Araguaia seguindo para o estado de Tocantins, o que desenrolaria uma caçada épica.

Com a chegada de equipes especializadas do BOPE, ROTAM, Força Tática de Mato Grosso, Policia Civil e as forças de segurança dos estados de Tocantins, Pará, Goiás e Minas Gerais, e com apoio de agentes da PF e da PRF a “moita” fechou para os criminosos. Iniciava-se a busca aos criminosos que tocaram o terror em uma pequena cidade e desafiaram a lei e a ordem de um estado.

Já no segundo dia de caçada, um criminoso acabou morto em confronto com policiais de Tocantins. E durante os próximos dias se seguiram com intensas buscas e confrontos violentos, em uma vasta área de varjão. Equipes do “COD” de Goiás também se envolveram nas buscas e no quarto dia conseguiram “tombar” mais um criminoso. Em outro confronto com a BOPE de Mato Grosso, 4 bandidos foram mortos em um intenso tiroteio.

Nos dias seguintes conforme se avançava e o cerco se fecha, os números de tiroteios aumentavam e os marginais diminuíam. O 18º morto na caçada ocorreu no dia (13.05.2023), mais de um mês depois da ação delituosa em Confresa. Pelo menos 16 fuzis de grosso calibre foram apreendidos, entre eles um .50 armamento antiaéreo e um fuzil de fabricação Belga roubado da polícia paulista. Além de AK-47, AR-15, 556, 762 e 308 e centenas de munições. 

E com 38 dias de buscas, foram 18 mortos e 3 presos na área de fuga. A Operação “Canguçu” nome dado devido a região que foi concentrada as buscas. Canguçu é grupo de reservas abertas para atividades de ensino, pesquisa e extensão na Ilha do Bananal. Investigações da Polícia Civil descobriram que os criminosos organizaram a tentativa de roubo por mais de 2 e anos e gastaram mais de R$ 2 milhões. Outras 5 pessoas foram presas acusadas de planejarem e financiarem o assalto.  

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.