Seja bem vindo
Norte Araguaia,22/05/2024

  • A +
  • A -

Pré-candidatos se articulam e indefinições deixam aberta disputa pela sucessão de Abmael Borges em Vila Rica

Fonte: AMZ Noticias com Assessoria
Pré-candidatos se articulam e indefinições deixam aberta disputa pela sucessão de Abmael Borges em Vila Rica Arquivo AMZ
Publicidade

Depois de finalizado o prazo final para filiações partidárias no último dia 05 de abril, os pré-candidatos a prefeito de Vila Rica tem se articulado nos bastidores em busca da viabilidade, e oficialização de suas candidaturas para disputar as eleições de outubro.

A princípio alguns pré candidatos já têm pontos de vantagem em relação outros, na disputa pela sucessão do prefeito Abmael Borges, os bastidores estão aquecidos e a busca de apoio tem sido intensa, entre os nomes colocados como pré candidatos alguns já estão em um processo mais adiantado como no caso do vereador Lédio Procópio.

Candidato do União Brasil, partido do governador Mauro Mendes, do senador Jayme Campos e do Presidente da Assembleia de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho, ele é o único pré candidato que já conta oficialmente com apoio de 02 partidos, além do União Brasil tem o apoio do PRD antigo PTB, que também reforçou suas bases com as filiações do candidato a prefeito em 2020, Janovan Rios e o bancário André Luiz que saiu do MDB onde era um dos 02 pré candidatos a prefeito.

Outra pré candidatura que já trabalha para ampliar sua base é a Professora Sandrinha que teve seu nome oficializado pelo PT, e que busca ampliar seu arco de alianças com base em novos aliados e também nos partidos do Governo Federal. Sandrinha já foi Secretária de Cultura e Esportes do atual prefeito Abmael Borges e é ex-vereadora do município

O PP agora liderado pelo servidor público federal e pré-candidato a prefeito Jaires Araújo também tem conversado para ampliação de base, o partido tem uma chapa completa de nomes para pré-candidaturas a vereador e busca ser uma alternativa paralela aos demais projetos já colocados. 


O MDB, partido tradicional nas disputas locais e que tem entre seus quadros o ex-prefeito por 02 mandatos, Calistão, inicialmente tinha dois pré-candidatos, porém confirmou oficialmente a pré-candidatura do empresário Jurandir Pressi, o Jurandir da Progresso.

Nos próximos dias, lideranças estaduais do MDB incluindo a deputada estadual Janaina Riva e o ex-senador Carlos Bezerra autor da maior série de emendas parlamentares de toda história do município de Vila Rica, devem desembarcar na cidade para declarar apoio ao empresário.  

Por quanto as dúvidas e indefinições, seguem justamente na base do prefeito Abmael Borges. O atual gestor de Vila Rica tem a maior taxa de aprovação entre os atuais prefeitos da região Norte Araguaia, porém não poderá disputar outro pleito, por estar fechando seu segundo mandato consecutivo.

Com 03 pré candidatos na base, sendo eles o secretário João Salomão, o João da Pá, o atual vice-prefeito Júlio Borges e o vereador Clebis Lourenço, o Clebinho, as ações de articulação parecem estar travadas, uma vez que João da Pá e Clebinho estão no PL e Júlio Borges no Podemos.

Além disso o Republicanos liderado pela ex-vereadora Marlene Alves sonha com uma vice prefeitura, uma vez que o partido é base do vice governador Otaviano Pivetta, e seria uma ponte para um provável sucessor do grupo com o atual Governo do Estado, uma vez que o União Brasil do Governador Mauro Mendes já oficializou o vereador Lédio Procópio como seu pré candidato.


A indefinição do nome do grupo do atual prefeito, sobre quem  será o nome que será de fato oficializado tem causado uma certa situação de incomodação, principalmente a base política do prefeito, uma vez que mesmo que ocorra uma aliança entre os 03 pré-candidatos da base, um deles terá que recuar tanto do projeto de prefeito, como de uma possível vice-prefeitura. 


Porém mesmo com as indefinições, uma coisa é certa para todos, se por um lado a base do prefeito ainda não definiu quem será o pré-candidato oficial, o que todos têm certeza, é que o escolhido terá na figura do atual prefeito um cabo eleitoral muito importante na disputa pelo futuro de Vila Rica para os próximos 4 anos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.