Lente de contato dental - Por Renato Michels
A lente de contato dental é uma delicada lâmina de porcelana. Ela cobre as partes estéticas (visíveis), mas também melhora a funcionalidade dos dentes. Bastante resistente, ela é capaz de reproduzir as cores, transparências e diversos detalhes presentes em dentes naturais.
As transformações marcantes do sorriso corrigem problemas severos de cor e formato dos dentes. Elas são seguras e ficam prontas em poucas semanas. Além disso, trazem elevada durabilidade e alta resistência a fraturas e amarelamento. Ideais para quem quer transformar o sorriso.
Ao contrário do que a maioria imagina, a lente de contato é uma técnica que não exige que os dentes sejam desgastados, diferente da faceta. Na maioria dos casos é realizado apenas um preparo superficial. Ainda que vários dispositivos de segurança permitam ao dentista reduzir a estrutura dental (desgaste dentário) de forma segura, evitar os desgastes é sempre uma vantagem no tratamento.
A lente de contato que não requer desgastar os dentes é o tratamento mais seguro entre as técnicas com laminados cerâmicos para transformação do sorriso. Bastam algumas moldagens e um planejamento estético eficiente para que as correções de cor e formato sejam feitos de forma segura, com resultados marcantes, sem riscos aos dentes e gengivas.
Na maioria dos casos, são necessárias apenas três sessões. Na primeira consulta é realizado um exame para avaliar a sáude bucal. Ela precisa estar em dia para receber a transformação. Em seguida é realizado o planejamento específico seja ele estético ou funcional. A segunda consulta é dedicada às simulações e moldagens do dentes. São verificadas as melhores opções de design e cor adequados ao paciente, propiciando um resultado natural e harmônico.
A terceira e última consulta é reservada para testar as lentes e realizar a "cimentação", finalizando o tratamento. Após esse período, é fundamental que o paciente reforce os cuidados com a higiene. Não é porque as lentes são de porcelanda que não precisam de higiene. São necessários os mesmos cuidados diários para manter uma saúde bucal. Também é fundamental fazer consultas periódicas.
Pesquisas sobre a durabilidade de laminados cerâmicos, independente da técnica, mostram que, passados vários anos, mais de 90% delas mostram-se, desde que observados os cuidados com a higiene bucal, ainda em ótimas condições estéticas e de adaptação. A porcelana utilizada em lentes tem variações de composição que influenciam nos resultados finais do tratamento. Essa é uma das causas para a variações de preços.
A dica é: procure um bom profissional e converse com ele sobre o material utilizado e quais as implicações sobre os resultados estéticos finais. É importante sempre escolher a melhor técnica e o melhor material para um resultado satisfatório, harmônico e natural por longos anos.
Se você pensa em transformar o seu sorriso e tem dúvidas, posso afirmar que, hoje, com as técnicas e tecnologias avançadas, as lentes de porcelana continuam sendo a melhor opção.
_Dr. Renato Michels é odontólogo especialista em lentes de contato dentais, implantodontia e odontologia hospitalar.
*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da AMZ Noticias
COMENTÁRIOS