Seja bem vindo
Norte Araguaia,27/07/2024

  • A +
  • A -

Declaração do Deputado Elizeu Nascimento abre brecha para investigação sobre preço de poços artesianos em Mato Grosso

Fonte: Eduardo Gomes de Andrade
Declaração do Deputado Elizeu Nascimento abre brecha para investigação sobre preço de poços artesianos em Mato Grosso Foto: Arquivo AMZ
Publicidade

Não falta mais nada para o Ministério Público (MP) iniciar uma ampla e profunda – sem trocadilho com poços artesianos – investigação nas transações entre deputados estaduais e a Metamat para a perfuração de poços artesianos e semi artesianos com recursos de emendas parlamentares. 

Isso foi o que ouvi hoje (18) pela manhã quando caminhava no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. A investigação, que esbarrava na falta de um fio condutor, acontecerá após uma fala do deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), bem registrada em texto e vídeo pelo site abroncapopular, daquela cidade.

Em Tangará, Elizeu disse pausada e detalhadamente que liberou mais de um milhão de reais para a perfuração de três poços artesianos no Projeto de Reforma Agrária Antônio Conselheiro, no rio Sepotuba, naquele município. O deputado não especificou o montante exato do custo dos três poços, mas deixou claro que seria superior a um milhão de reais.

A fala de Elizeu tem que ser levada a sério pelo MP, pois mentira de deputado resulta em quebra de decoro parlamentar, que desemboca e cassação. Acompanho o trabalho de Elizeu e sinceramente nunca o vi mentir. 

O teor da fala de Elizeu abre a porteira para a investigação. Quem me fez essa revelação acrescentou que o MP deverá entrar em cena na segunda-feira, 20. Cremos que isso realmente acontecerá, pois o MP prima pela seriedade, lisura e independência.

Os dois lados da investigação podem ser definidos como vespeiros: A Metamat é um feudo de nepotismo cruzado entre o governo e a Assembleia.  Seu presidente é Juliano Jorge, é irmão do ex-deputado estadual Romoaldo Júnior, recentemente falecido.

Seus ex-presidentes Elias Santos e João Justino Paes de Barros são respectivamente irmão do deputado estadual Wilson Santos (PSD) e do ex-deputado estadual João Malheiros. Coincidentemente ou não nenhum deles é técnico na área fim da Metamat. Os deputados que poderão ser investigados têm a força do Poder Legislativo, contra o qual nem sempre as investigações avançam.

 Metamat é a sigla da Companhia Matogrossense de Mineração, empresa de economia mista controlada pelo governo estadual e vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).. A Metamat é contratada para perfurar poços bancados por emendas parlamentares.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.